Reconexão com a Natureza: As Lições do V Encontro do Projeto Ciclo Poética"
- ciclopoetica
- 4 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

Os encontros são planejados, modelados e idealizados com a intenção de alcançar aquelas pessoas que possam beneficiar-se e multiplicar a ideia de uma semente destinada a florescer em prol de um mundo mais bonito.
No dia 26/10/2023, ocorreu mais uma atividade do V Encontro do Projeto Ciclo Poética Conversas e Histórias: a Oficina de Formação com Professores, Seguir sendo: criando um corpo entre histórias e palabras," ministrada pela bibliotecária e narradora de histórias Mayra Ricardo Zuluaga, no Centro Municipal de Cultura, com o apoio e a parceria da equipe da Biblioteca Pública Municipal. O encontro foi mediado por Txai João Luiz, que trouxe suporte e ensinamentos de sua atuação como Massoterapeuta e práticas holísticas.
Mayra conduziu atividades práticas, convidando os participantes a entrarem em contato com os sentidos e percepções através do corpo em conexão com a natureza: andar descalços, pisar na grama, sentir o ar, o sol, a sombra fresca e o toque suave das flores. Eles foram incentivados a se sentirem como árvores, reconhecendo suas raízes, tronco, galhos, copa e fruto. Conversas e histórias foram compartilhadas e reveladas em um jardim acolhedor e propício para o que foi planejado.
Depoimentos e olhares demonstraram a urgente necessidade desse momento: a necessidade de sentar-se, aterrar no solo, conversar, olhar nos olhos, tocar em alguém desconhecido e sentir a pele protegida pelo 'huito'. As participantes receberam palavras-folha, oráculos e mensagens para sentir e refletir. Muitos desejavam estar lá, mas não puderam. Aquelas que conseguiram chegar e deixar suas ocupações de lado desfrutaram de um momento de pausa, respiro, conexão, conversa, limpeza da alma, novas ideias e de uma semente a ser plantada em outros jardins e escolas-quintais.
A sala da biblioteca Multiuso foi decorada de forma inusitada, rústica e disruptiva. As ideias e provocações desta oficina nos lembraram da importância de retornar ao essencial, à vida, ao corpo-terra-floresta de cada pessoa que transita neste planeta verdejante. Mayra trouxe histórias, sementes, ingredientes, frutos e o aroma da Amazônia para que todos pudessem se reconectar com esse lugar que requer nosso olhar, atenção e cuidado, para que todos possam continuar existindo.
João Luiz enriqueceu o encontro ao recordar a todos os participantes que a vida é composta por estações, e cada momento deve ser honrado, respeitado, acolhido e celebrado.
Com muito carinho e respeito, João nos contou a história da Tenda Vermelha e a importância desse lugar sagrado na vida das mulheres e dos homens. Depoimentos e olhares mais uma vez reafirmaram a premente necessidade dessas narrativas, sementes, folhas secas no chão, fragrâncias e os galhos de alecrim e lavanda no ar.
Como proponente e idealizadora do Projeto Ciclo Poética, que recebe o Incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura - PMIC, sinto uma profunda gratidão pela contribuição de Mayra Zuluaga e João Luiz, que trouxeram palavras, ações, práticas, elementos e histórias de imensa importância para um grupo que me é particularmente querido: os professores.
Agradeço de todo coração, repleto de alegria e gratidão, a presença das professoras, participantes e equipe da Biblioteca Municipal, por este momento tão especial para todos os envolvidos.
Silvia Soares Sant'Ana

Fotografia/Montagem/Vídeos:
Silvia Soares Sant'Ana

Como essa oficina foi interessante, prazerosa, aconchegante, produtiva. Obrigada pela entrega de vocês. Não podemos desistir nunca. Pessoas como vocês é que fazem o mundo melhorar, que contribuem para uma humanização do homem. Gratidão!
Gratidao pelo tempo, escuta, paciencia no tecido destas escritas amiga linda Sofi, gratidao por ser uma arañita tejedora:
https://www.youtube.com/watch?v=jgt7yB0VPYk