top of page


Aqui as mais diversas percepções sobre o livro Ciclo.

"Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão do mundo"
Leonardo Boff
 

Natália Moraes
Florianópolis - SC

"Em tempos em que tudo está acelerado, onde corremos incansavelmente atrás do inalcançável, esta obra nos mostra que é preciso desacelerar, respeitar as estações".

Nati_edited.jpg

Natália Moraes

Veterinária da Nestlé Purina

Francine Rezende
Franca - SP

Quando a vida pulsa e nos damos conta dessa força, tudo brilha se alegra e renasce na quietude do invisível, no lugar mais íntimo de nós...

Como explicar algo que transcende os limites da mente e das palavras?

Cores, sensações, recordações, riso, choro e um profundo amor pelos seres, pela vida!

Experienciar essa obra de arte me levou para lugares muito muito profundos e inspirou meu corpo a se reconhecer parte do Ciclo da vida...

Me embriaguei de vida renovada!

Meu coração pulsou como se ouvisse o pulsar em uníssono da Grande Vida!

Como descrever algo que é maior que você?

Só tem um jeito...

Deguste, sinta, abra sua alma seu coração e seu corpo para vivenciar a experiência de ler essa obra de arte!

Gratidão Flor!!

IMG-20221206-WA0009_edited.jpg

Francine Rezende, Arte Educadora, Terapeuta Integrativa e aprendiz eterna de SER humana.

Alexandre Naves
Uberlândia - MG

Deus tem me concedido uma boa memória com vivacidade de detalhes. Para muitas delas parece que só vão abrir com uma chave. Neste caso, me aparece uma chave por meio das mãos desta querida amiga Silvia. A começar pela forma de apresentação do livro, que me veio embrulhado em “papel de pão” amarrado elegantemente num rústico barbante. E aquele galhinho de folhas...? Ao abrir, a capa nos remete a “infinitas” memórias. O símbolo assim nos sugere. Coisa de engenharia das ideias, das letras e imagens. Isso sim! Com muito orgulho e um dedo de prosa descontraída; ali na mesa de trabalho e de repente, com a visita surpresa da autora. Um livro para ser namorado como se namora as frutas verdes grudadas nos galhos esperando o seu tempo. Um livro para ser degustado como se degusta o fruto a seu tempo e ao seu sabor.

Acompanhe no Blog a história que segue esse comentário. 

Clique aqui  

fdda92_35d6dd726cee4737b768df099c69bbce~mv2.jpg

Alexandre é Graduado em Letras. Contador por profissão e também contador de história. Apaixonado por moto e bike. É pai, avó, amigo e companheiro. Ama a vida que Deus lhe concede!

Tatyana Cunha Cardoso
Uberlândia - MG
 

Para se ter uma percepção do que há de elementar em cada ciclo, a vida nos presenteia com a doce seiva da poética e fotografia deliciosas de Silvia Sant'ana que pude devorar em instantes do prazer de ler e contemplar como quem saboreia uma bacia repleta de jabuticabas frescas, pensando nos sabores e desabores que os Outonos nos ofertam em abundância à cada ciclo de nossas vidas.

 

Uma pausa para refletir, suspirar e compreender que até a mais estéril das mulheres e qualquer masculino sobre os grãos de terra podem florescer, engravidar-se, enlutar-se e renascer enquanto viver... 

Grata pelas experiências compartilhadas.

IMG-20220418-WA0004.jpg

Escritora, Psicopedagoga, Terapeuta Reikiana, Professora na Rede Municipal.
Sua arte: escrever, ser mãe e pedalar. 

Públio Carisio de Paula
Araguari - MG

Silvia Sant'ana, in Ciclo, possibilita ao leitor(a), sua iniciação na percepção da beleza, no aguçamento dos sentidos, tão anestesiados nestes dias de consumismo e ego. Com simplicidade estimula-nos, em pequenas atitudes no cotidiano, a observar e enxergar; promove um exercício da atenção, do foco, transcendendo para o autodescobrimento.

 

Ademais, ensina com boa conversa sobre as etapas sucessivas da vida de todos nós, promovendo maior protagonismo nosso em nossa própria epopeia. Motiva a mudança de vilão a herói de nós mesmos. Ciclo dá o primeiro passo rumo a transformações importantes: quem tiver olhos de ver, veja. Se não tiver, é hora de treinar com Silvia in Ciclo.

públio cario.PNG

Públio Carísio de Paula, editor, escritor e gestor cultural.

Michele Borges
Cascalho Rico - MG

Nunca mais vou olhar para uma jabuticabeira da mesma forma!

Eu já as achava lindas, mas depois que vi e li Ciclo – Uma Poética dos Sentidos e da Percepção – meu olhar se ampliou não só para a beleza, mas também para o que se pode abstrair de cada detalhe da natureza.

Neste trabalho, Sílvia consegue traduzir meus sentimentos, de uma mulher de 40 anos em busca de conhecer seus próprios ciclos.

Ciclo é mais do que um livro. É uma caixinha de surpresas. Um presente delicioso.

 

Eu, que já tinha uma jabuticabeira no quintal, depois de conhecer o livro de Sílvia, a transformei também em uma Ágora. Dei-lhe uma boa poda, coloquei banquinhos ao seu redor e até uns penduricalhos para enfeitá-la.

Hoje, sento-me ao seu redor para descansar e filosofar. E quando faço isso, me sinto mais próxima da essência da vida.

Agradeço à Sílvia pelo aprendizado e por sua generosidade em compartilhar conosco seu olhar e seu pensar, de forma tão bela e inspiradora.

MICHELE.jpg

Graduada em Letras e Comunicação.

 

Em 2010, fundou a Ciclo Assessoria em Comunicação, através da qual já colaborou com centenas de projetos culturais.

Mayra Ricardo Zuluaga
Bogotá - Colômbia 

“A vida brota […] como um fruto suculento […] gerando novos recomeços”

Ciclo, la ofrenda creadora y creativa de Sofi, como yo llamo a esa chica de mirada y escucha generosa y compasiva, es como la salvia de un árbol que brota para despertarnos a la ligereza de la presencia de la vida dispuesta para contemplar. Este libro es un viaje por la simpleza profunda de la creación, simpleza porque está allí, abierta para ser observada, invitándonos a sumergirnos en la materialidad de su misterio y recordando que nosotros, como el ciclo de la jabuticabeira, estamos hechos de amaneceres y puestas de sol, hechos de finales y recomienzos que encuentran fertilidad en la tierra abonada que nos compone, que nos habita. Las semillas de vida que trae este libro, contienen la dulzura del sentir y percibir de Sofi, un bálsamo que invita a saborear nuevos caminos renovados en la creencia de lo sensible, que puede ser cultivado en nosotros, si aceptamos la oportunidad de dejarnos inspirar por la alegría del cambio perceptible en el ciclo del crecimiento-vida-muerte de un árbol “compuesto de urgencias”, como nosotros mismos. Este libro extiende una mano para dejarnos tocar por la vida que brota viva, un regalo para recordar el misterio palpable de nuestro aquí y ahora.

Ver tradução no Blog.

MAYRA.jpeg

Viajera, creador de boticaria de las palabras y contadora de historias. “Guardiana del encantamiento por el mundo”

Luciano Pacchioni
Uberlândia - MG 

Do seu livro....para mulheres? Acho que para homens. O único ciclo que temos é o ciclo da vida. Já para as mulheres, tudo na vida é um ciclo. O ciclo da vida, da gestação, da fertilidade, da batalha pela igualdade, da natureza. A palavra ciclo, apesar do gênero, é feminina.

 

Apresentá-la com a poética delicada de suas palavras tornou este humilde leitor/apreciador mais feminino, e de certo modo, mais forte, mais batalhador, mais entendedor das fases, mais sensível, mais humano. Não imaginaria que este presente estaria presente em tudo na minha vida. Vejo o fruto da jabuticabeira em tudo. Como a mão celestial que monta o tabuleiro da existência.

 

Muito obrigado!

LUCIANO.jpg

Artista 

Fotógrafo

Chayene Cotrin
Araguari - MG

Um precioso livro que ao compartilhar o ciclo de vida da Jabuticabeira nos inspira a olhar para o nosso ciclo a compreender que tudo está em movimento, que a beleza acontece em diferentes momentos e que se tivermos um olhar sensível para o processo teremos muito a aprender com ela. Como diz a autora: "No sutil movimento do novo ciclo, a vida brota...". 

 

Eu nunca tive a oportunidade de observar um ciclo completo como esse e o livro nos possibilita conhecer e descobrir essa beleza da natureza através das imagens registradas pela autora, mas também pela descrição poética de cada fase no decorrer das estações do ano. Simplesmente belíssimo! Um livro para alimentar a alma, aguçar o olhar e ampliar nossa consciência de que o belo está nas pequenas coisas da vida e que a natureza tem muito a nos ensinar.

chay q3.jfif

Especialista em Planejamento e Gestão.

 

Atuante em vários projetos sociais e culturais contribuindo com o planejamento dos grupos. Idealizadora do curso A Arte de Planejar que já contribuiu com mais de 250 artistas e agentes culturais. Sua arte: planejar.

Leda Maria Nunes Santana
Barretos - SP 

A natureza está aí para ser observada. Essa é a sua proposta, além de nos convidar a pensar em nós mesmos e naquilo que está dentro de nós. Enxergar a potência que temos para mudança, de expectativas e de mais vida. Quando queremos alguma coisa procuramos fazer o melhor. O ciclo da vida, tema do seu livro, é o tema da vida e da morte presente em nosso cotidiano. Nas minhas caminhadas matinais também tenho o hábito de contemplar a natureza, como você propõe no seu trabalho, isso é maravilhoso. Também à noite ao contemplar o céu e pela manhã quando contemplo as flores sinto que tudo isso é uma benção. Para mim, o ciclo de tudo que contemplamos está aí nos convidando a olhar para dentro de nós mesmos. Não apenas para fora, mas olhar para dentro e procurar o nosso “ser”, as potencialidades de mudança - seja espiritual, material, profissional, ou outra coisa que você deseja.

 

“Nada jamais continua mesmo, tudo vai recomeçar”. “Com o olhar atento” ... começamos a mudança. Sua proposta é um convite para ouvir, olhar o mundo e falar com mais moderação. 

O livro é uma metáfora da jabuticabeira, mas ele diz respeito a nós. Você convida à mudança e quem quiser mudar, com paciência e aos poucos, vendo a natureza com mais amor, o mundo com mais carinho e o ser humano com mais compaixão, porque isso tudo é vida e a vida pede movimento e mudança. 

20210730_071113.jpg

Mãe – Avó – Esposa – Amiga Espírita

Cabeleireira

LOGO PMIC E PMU.PNG

Incentivo: 

bottom of page