Diálogos Amazônicos: Um Encontro Multifacetado na V Edição do Projeto Ciclo Poética
- ciclopoetica
- 3 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

Tudo o que pode acontecer, acontecerá... Lei de Murphy
O V Encontro do Projeto Ciclo Poética - Conversas e Histórias deu sequência à nossa missão de "trazer histórias como bálsamos".
Acreditamos no poder das histórias e no ato de conversar como uma bela resistência, uma maneira de escapar do automatismo e da belicosidade em nossa forma de ser e nos comunicar.
Com batons que pintam sorrisos, livros que tecem sonhos e flores que desabrocham esperanças, nossa luta se desenha com poesia e irradia força.
No dia 25 de Outubro, na Universidade Federal de Uberlândia, com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura e em parceria com a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2023, recebemos a documentarista e bibliotecária colombiana Mayra Ricardo Zuluaga. Mayra, apresentou e debateu o Documentário "É Torü Maü̃: huito nuestro espíritu". O encontro foi uma experiência multifacetada que abordou tópicos históricos, ancestrais, e contemporâneos, incluindo a preservação cultural, conexão espiritual, valorização da natureza e experiência sensorial.
Ao assistir ao documentário, os espectadores tiveram a oportunidade de se conectar com a riqueza cultural e espiritual da professora Magütá e sua comunidade, criando empatia e compreensão sobre o processo de ralagem do Jenipapo até sua aplicação e função espiritual de proteção.
O Encontro foi mediado pela antropóloga e coordenadora do Museu do Índio da UFU, Lídia Meirelles, contando com a participação de Maira Nani, Diretora do Sistema de Bibliotecas da UFU, como intérprete.
Os participantes tiveram a feliz oportunidade de conversar com Mayra, que recebeu seus convidados com muito afeto, encanto e prontidão. Mayra trouxe histórias profundas, reais de um mundo amazônico ao mesmo tempo distante e tão próximo e essencial a todos nós que não temos condições de mudar desse planeta.
Uberlândia acolheu Mayra de braços abertos, e por onde passamos, Mayra arrancou sorrisos e histórias guardadas de estranhos e desconhecidos. Isso nos fez refletir sobre o desejo humano de conhecer o estrangeiro, o diferente, aquele que vem de terras distantes. Esse desejo é humano e antigo, fazendo parte da nossa odisseia.
Abaixo, segue o documentário completo desse V Encontro profundamente balsâmico para muitos seres.
"Nossa aspiração foi realizada com a ajuda necessária para disponibilizar este evento para o mundo. Portanto, sinta-se à vontade para assistir, fazer perguntas, compartilhar e aprofundar-se nessas histórias."
Gratidão a todos que puderam estar presentes e aos parceiros e apoiadores!
Silvia Soares Sant'Ana


Comments