top of page

Encontro de Contrapartida Social do Projeto Ciclo Poética com a Escritora "Quintalista" Dolores Mendes


ree



Projeto Ciclo Poética - Conversas e Histórias
Convida para o Encontro de Contrapartida Social
Data: 25 de Maio de 2024, Sábado
Horário: 15h
Local: Antigo Restaurante Ora Pro Nobis, Distrito de Cruzeiro dos Peixotos
Rua Belizário Dias, 193
Evento Gratuito


Por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), o Projeto Ciclo Poética encerra suas atividades com uma tarde de Conversa e Prosas, apresentando a Escritora Quintalista Dolores Mendes.


ree

Dolores é autora do Livro "Ventos e Borboletas", uma obra que mescla crônicas e poesias, transitando entre o cotidiano e a saudade, oferecendo uma reflexão sobre a fragilidade e a fortaleza humana em meio às inquietudes da vida. 

Ivone de Assis

Publicado pela Assis Editora, o livro recebeu apoio do Programa Municipal de Cultura (PMIC) em 2021. As crônicas de Dolores retratam uma alma forte e inquieta em busca de sentido, uma alma que sente, sofre, ganha, perde, cai e se levanta, seguindo os ditames da natureza. Se há canto de pássaros, ela se encanta; se não há, ela colhe flores, enfeita vasos, faz podas, não deixa a grama secar, aduba, contempla estrelas e escreve os sinais que seu quintal oferece dia após dia.


É notável a influência em seus textos de sua formação em Geografia e sua relação com o jardim, plantas, quintal e natureza. Ela se inspira nessa atmosfera que lhe traz mensagens e metáforas sobre a vida e suas próprias vivências.



ree

Estarei mediando esse encontro que promete vento, flores, borboletas, doçura, frescor, raízes e uma conversa que seguirá o tom dessa atmosfera de quintal com todos os seus elementais. Então, venham se juntar a nós em um ciclo de conversas com escritoras quintalistas. Venham sentir e conhecer um ambiente diferente dos grandes centros urbanos, e perceber como a inspiração e a conversa flui de forma natural, gentil e divertida, como nos velhos tempos em que nos sentávamos na calçada para contar histórias.




O Distrito de Cruzeiro dos Peixotos é habitado por pessoas hospitaleiras, acolhedoras e gentis, que facilmente nos convidam para dentro de suas casas, oferecendo os frutos do pomar, uma conversa, uma história ou um café. Sua arquitetura antiga, com casarões e construções históricas, remete a um passado rico em tradições e memórias.
ree

 A paisagem natural ao redor do distrito é deslumbrante, com campos verdejantes e uma vegetação exuberante, proporcionando um ambiente propício para atividades ao ar livre. Ao final do dia, um belo pôr-do-sol completa a paisagem, tornando este lugar verdadeiramente poético. É um verdadeiro tesouro cultural e natural, que encanta seus visitantes com sua beleza e autenticidade.


ree
"Tudo é transitório imperfeito e incompleto"
Filosofia Wabi Sabe



ree

 
 
 

Comments


© 2022 Sívia Sant'Ana

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page